Qual é a temperatura média do corpo humano?

Para melhorar a nossa compreensão dos eu’s decidi partilhar aqui esta informação…

Parece que a nossa temperatura normal anda à volta dos 36º mais ou menos 0,3º dependendo da hora do dia, vai subindo durante e desce durante o sono. O valor medido varia consoante o local da colheita sendo que a temperatura rectal é superior em 0,3-0,5ºC à temperatura bucal e 0,5-1ºC à temperatura axilar.

Da febre ao calafrio

Organismo resiste mais à queda do que ao aumento da temperatura interna

42 ºC – O corpo está literalmente perto de cozinhar e o funcionamento dos órgãos e todo o metabolismo é afetado. A pessoa pode entrar em coma. A essa temperatura, não há mais garantias de que a vida possa ser salva;

40 ºC – Aqui começa a hipertermia (excesso de calor). A perda de líquido e sais minerais causa tontura, náusea e vômito, confusão e perda de consciência. Nesse ponto, a pessoa pode até parar de suar, sinal de que está desidratada;

38 ºC – Em estado febril, a pessoa começa a suar muito, sentir espasmos musculares e exaustão. O pulso fica fraco e podem ocorrer desmaios. A recomendação é evitar o sol, jogar água fria no corpo e tomar bebida gelada não alcoólica;

36,5 a 37,5 ºC – Temperatura normal do corpo;

35 ºC – Aqui começa a hipotermia, ou perda excessiva de calor. A pessoa sente calafrios, cansaço, apatia e perde um pouco de coordenação motora. O raciocínio fica lento e a capacidade de julgamento é afetada – a pessoa pode não cooperar com quem tenta ajudá-la;

30 ºC – Neste patamar, o fluxo sanguíneo no cérebro diminui, causando confusão mental e problemas de raciocínio. A freqüência cardíaca pode chegar ao ritmo de apenas um ou dois batimentos por minuto, situação em que a pessoa parece estar morta;

20 ºC – Conforme a temperatura corporal abaixa, o metabolismo diminui cada vez mais, até que o coração pára e a atividade cerebral cessa completamente. Um corpo com temperatura interna de 20 ºC não pode viver mais.

Retirado/Adaptado de:
http://tubafisica.blogspot.com/2009/05/g001-temperatura-do-corpo-humano-e.html,
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070411101039AAhdhAf e
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/10/glo_id/11218/menu/2/
43 Respostas to “Qual é a temperatura média do corpo humano?”

  1. fontez Says:

    ja tive 41 lol, quase a morrer.
    até um pouco “alucionix”

    boa info partilhaste.

  2. ANÉSIA SOFIA LIMA SANTOS Says:

    QUAL É A TEMPERATURA MÉDIA DO SER HUMANO???

  3. mario Says:

    35.7 e temperatura normal

  4. nelio Says:

    essa informaçao ta bem explicida continuem assim!!

  5. marcos Says:

    minha temperatura sempre é menor q 35 … pq ?

  6. Luiz carlos Says:

    Minha temperatura normal é 37 C.

  7. fabiana angélica Says:

    sera de 36.5 À 37.5

  8. Ingrid Says:

    Eu ja fiquei com 41C quando tinha 7 anos e nao parecia q eu ia cozinhar …. muito menos morrer….

  9. Juliana Says:

    A minha temperatura normal fica quase o tempo todo abaixo de 35, pq?

  10. florinda Says:

    não sei!

  11. ana claudia Says:

    OLÁ BOA TARDE,MEU NOME É ANA CLÁUDIA TENHO 40 ANOS DE IDADE E PESANDO 58 KL.MINHA TEMPERATURA ESTÁ VARIANDO ENTRE 35 E 34 GRAUS ISSO É NORMAL.

  12. Maria Paula Says:

    A temperatura media do meu corpo, todos os dias varia entre 34 e 35 graus(pés e mãos sempre gelados),quando doente,febre 37 graus sinto -me exausta,realmente moída ! Mas ninguém acredita que estou com febre,pois no termômetro marca 37,37,5.
    Antes de ontem sofri um acidente de moto,acordei no dia seguinte com o corpo todo doendo e a garganta cheias de bolas amarelas realmente muito inflamada( Tudo por conta de dias quentes 34 graus+ noites pegando vento com moto+cervejas geladas+ acidente),toda quebrada e o máximo de febre que tive foi 37.9 graus.
    E quando médicos dizem: Não ha febre ! E eu estou moída, cheia de inflamação na garganta,quente e destruída ?

  13. Maria Says:

    Minha temperatura, no período noturno na maioria das vezes 37,3 37,4. acontece de eu medir e estar 36,5 ( raramente). ja fui em todos médicos(infectologista), porque alguns dizem que é febre e outros não. nas proteínas séricas o gama altera para mais. mas dizem que teria que alterar em outros fatores.para ser uma doença, e o hemograma aparenta perfeito. essa temperatura é considerada normal mesmo??? grata!!

  14. michel Says:

    a minha temperatura atual é 37ºc mais não estou me sentindo bem,
    parece que eu vou desmaiar estou muito fraco.

  15. alan Says:

    minha temperatura está 37 graus …se o normal é 36,5 pq a minha está 37?….é febre?

  16. tatiane dos santos souza Says:

    muito legal.

  17. tatiane dos santos souza Says:

    minha temperatura e sempre normal. bjs;

  18. karoline Says:

    naum era bem isso que eu queria mas ne fazer o que ?? /;

  19. estefany Says:

    oi com e vc

  20. guida Says:

    minha temperatura é de 34.4, por isso quando tenho 37.5 já estou de rastos.

  21. fernanda Says:

    esta pagina está completamente explicida,continuem sempre assm

  22. ROSA MARIA Says:

    eu estou com 35.7 é normal

  23. Sebastião Caeiro Espada Says:

    A minha temperatura é de 36,5º, de manhã, mas de tarde anda nos 37º, não me sinto bem. Poderá isto ser considerado febre?

  24. Sebastião Caeiro Espada Says:

    Gostava de saber se tenho razão para andar preocupado.

  25. Lorraynne Says:

    Isso foi para a escola e a professora me deu nota masima

  26. gabriela Says:

    eu etou com duvida eu estou com 39.9 eu estou com febre

  27. bardascleusa Says:

    ja cheguei a 43 graus mais não morri eu me sentia o charmander

  28. Anna kettlem Says:

    Ue eu tava esses dias com 43 e nao morri ue :)

  29. nando Says:

    o que fazer em caso de nos pontos pos parto

  30. nando Says:

    em caso de dor pos parto

  31. Victória Says:

    Minha temperatura está 33 C° o que quer dizer?

  32. RioDeJaneiro Says:

    Rio de janeiro , acho que eu to mais que cozinhado eu já to torando

  33. RioDeJaneiro Says:

    eu no rio de janeiro , to morrendo de calor , socorro

  34. Oliverr Says:

    e se chega aos 45 graus

  35. luana Says:

    a minha é de 36.4 graus celsius.

  36. GILMAR Says:

    SE CHEGAR AOS 45 VOCE NÃO VAI CONTAR ESTA ESTORIA

  37. janielle maria Says:

    a finsl qual e?

  38. aline pereira Says:

    quando tinha cerca de 2 anos de idade tive uma febre de 48 graus
    me colocaram entre dois enormes cubos de gelo pra temperatura cair.

  39. fernanda Says:

    minha temperatura ja chegou a 34.5 é normal

  40. Socorro Says:

    Legal bem explicado!

  41. Caetano Nóbrega Says:

    Como manter a minha temperatura!

  42. Adriana Says:

    Gente, minha temperatura tem chegado a 37.5 a 37.8 , não deixo subir mais q isso. Tomo banho, pois tento pegar leve nos remedios. Estou assim a quase 2 meses. Passo o dia todo com 36.8 a 37.2 e a noite se deixar ai subindo!!!

  43. Ângela Says:

    Gostei muito, está muito bem explicito ! :o Fiquei assustada, não a ideia que as temperaturas eram assim tão importantes :o

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

