Barro

Gostava, mas não sei, ou talvez saiba e apenas não o tenha experimentado… mas não me apetece ir por aqui, vou tentar por outro lado…

Há muito tempo, havia um velhote, naquela casa com a chaminé grande que fazia desejos de barro,sim… pois, também não me apetece ir por aqui…

Enfim, já repararam, estou a tentar colar o barro à parede, de que ainda consigo fazer disto um post… A vontade é algo poderoso, e eu acho que o barro é assunto sobre o qual muito se pode dizer…
Vou-me deixar de imaginações e falar sobre o que nele me fascina, basicamente é a sua capacidade de poder assumir diversas formas, o poder ter inumeras utilidades.
Foi com barro que se fizeram (fazem) tijolos e telhas, portanto o barro é protector e amigo, abriga-nos das intempéries, desde o frio ao calor, do sol e da chuva.
O barro também serve para fazer utensilios, quer sejam pratos, copos ou canecas, até mesmo tachos e outras cousas que agora não recordo.
Mas do barro também se fazem belissimas figuras, representativas de costumes, acontecimentos passados ou apenas imaginações (recordações? porque não?) do oleiro sobre algo ou alguem que da sua mente excitou as mãos a moldar uma peça que em alguém fará despertar também… sentimentos.
Conclusão, o barro protege-nos, dá-nos de comer e ainda nos excita… o barro é… isso😉

CD

11 Respostas to “Barro”

  1. Marta Says:

    A mim não me excita!
    Não o barro!
    Mas é bom ver como a tua cabeça funciona… ou não!😉

  2. cdesag Says:

    Na altura nem sequer me lembrei, mas agora recordei que existe um certo fascinio histórico (acho que é uma das fantasias habituais) por aquelas mesas de oleiro… não sei se é mesas que aquilo se chama, mas aquela coisada que roda… (roda de oleiro?)… acho que é desculpa para a malta se sujar…
    Eu também não acho o barro excitante, mas o que se pode fazer com ele, ou será no moldar que está a excitação? No momento falava de esculturas…😉 e essas podem excitar o olhar… é pinta o que lemos, não é no papel que está o fascinio, mas naquilo que ele transporta/nos trás (esta ficou bonita)

  3. Fa menor Says:

    Já pensaste que também foste feito de barro?!…
    Vou reformular…
    Diz a Biblia que o primeiro homem foi feito de barro…

    Beijo

    Fa-

  4. cdesag Says:

    Não sabia, ou pelo menos já não me lembrava… ou seja, acaba por ser ainda melhor do que à partida imaginei…
    Eu sabia que havia muito para dizer sobre o barro… agora deu-me uma daquelas ideias estranhas que às vezes me aparecem, mas que não sei como por, que é o estranho de sermos barro e possuirmos o poder de trabalhar o barro (devemos!?)

  5. Fontez Says:

    alguma protecção há-de ter…

  6. Dona Says:

    Como é que alguém consegue reflectir tanto sobre barro..
    Bravo!

  7. cdesag Says:

    O segredo está na lacagem…😉

  8. magdasophia Says:

    Nas Caldas da Rainha há tanto barro que se fazem aquelas não-menos-belas figuras representativas…
    Utilizou a palavra “excitou”?
    Parece-me que não estou longe.
    1001 perdões pela afoiteza.🙂

  9. cdesag Says:

    Comecemos pelo perdão, enquanto penso como me livro das “não-menos-belas figuras representativas”, afoite, afoite, faça de conta que está em casa…
    Também gosto muito de Bordalo Pinheiro, existe nas caldas um museu interessantissimo, onde se aprende uma data de coisas sobre ele… que infelizmente já esqueci grande parte, e no outro dia quando lá pensei voltar, estava fechado para obras… (Safei-me?)

  10. magdasophia Says:

    cdesag, um minuto que tenho que falar comigo mesma.
    Toma lá bolachas de água-e-sal, ó MagdaSophia! Tentaste armar banzé, mas levaste com a cultura que até te lixaste!
    Já está.
    Uns dias, aparentemente séria. Outros dias, não tanto.

    Por acaso tinha a ideia que a abertura do Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa, seria uma espécie de substituição do Museu das Caldas da Rainha…
    A resposta ao “safei-me?” é: MUITO MUITO MUITO bem!

    Um abraço aos Zés do povo e às Velhas Marias.

  11. cdesag Says:

    😀
    Abraços para a malta toda…

Deixe uma Resposta

